quarta-feira, 23 de julho de 2014

           







 O SEU PODER DE MUDANÇA ESTÁ NO PRESENTE MOMENTO



                                   

                                    É verdade a afirmação do título desta postagem! Temos o poder de mudar tudo o que não gostamos ou não queremos em nossas vidas. Não duvido disso mas duvido que a maioria de nós, apesar de estar em algum tipo de sofrimento, promova qualquer mudança que seja necessária. A maioria de nós prefere empurrar com a barriga uma vidinha cheia de problemas do que romper com velhos padrões de pensamentos e ter uma vida nova.
                                 E sabe o porquê de pensar assim??? Porque vi que eu tinha mais apego a dor emocional que sentia em determinadas circunstâncias , pois ela era uma velha conhecida , do que vontade de assumir uma vida nova totalmente diferente da qual eu estava acostumada.
                                 Pense em alguém que tenha uma dor de cabeça desde que nasceu. Ela não sabe o que é viver sem aquela dor de cabeça. Ela inclusive já estabeleceu uma rotina de vida para aprender a conviver com aquela dor. Aí, você acena com a possibilidade dela erradicar a dor de cabeça do dia a dia . Você mostra para ela que a vida sem a tal dor de cabeça é totalmente diferente daquela que ela vive. Ela não consegue aquilatar o mundo do qual você fala para ela pois ela nunca viveu sem a sua dor de cabeça. E ela pode tomar duas atitudes: querer se livrar da dor de cabeça que sente desde que nasceu e se lançar na aventura da cura ou , incompreensivelmente , arranjar mil desculpas para não tentar o tratamento pois , no seu íntimo, não saberia como seria sua nova vida sem a tal dor. Certamente, sem dor, teria que arcar com mais responsabilidades , perderia a atenção que lhe dispensam em virtude de sua doença, poderia não se sentir apta a enfrentar o mundo dos que vivem sem dor constante.
                                E é exatamente isso que ocorre com a maioria de nós. Empacamos num relacionamento infeliz pois temos medo de não encontrar mais alguém. Ficamos num emprego que não nos traz alegrias e nem entusiasmo porque temos medo de não arranjar outra colocação. Patinamos numa situação financeira degradante pois temos medo de crescer financeiramente e carregar muitos nas nossas costas...e por aí vai a lista de apego que temos a situações infelizes e as desculpas que damos para não chutar o balde de vez.
                            Mas, existe , sim, a possibilidade de mudarmos desde que queiramos realmente mudar. Na verdade, o ímpeto de mudança interna ocorre quando atingimos o limiar de nossa dor emocional.
                           Quando chegamos ao ponto de dizer, com toda a nossa força: "CHEGA!!! NÃO AGUENTO VIVER NEM MAIS UM SEGUNDO ASSIM!" , aí, sim, temos a perspectiva de mudar. Antes disso, podemos ter desejo mas ele logo se esvai no primeiro obstáculo que aparecer. Todavia quando a sua dor emocional numa situação for maior que o prazer, ou o ganho secundário que você estiver obtendo naquele caso, você está apto a reconhecer seu poder interno para promover a mudança de seu padrão de pensamento.
                            Há diversas formas de você romper com os antigos hábitos, convicções e crenças , substituindo-os por hábitos, convicções e crenças fortalecedoras. Cabe a você tentar qual é o mais adequado a você . Uma , das diversas formas e tratamentos,  funcionará. Tenha certeza disso. Você pode se lançar a substituir seus pensamentos por afirmações, por meditação, usar a terapia do Reiki, orar, focando em coisas positivas...há muitas formas de rompimento de padrões enfraquecedores e nem todas funcionam em todas as pessoas da mesma maneira.
                           O que não vale é deixar de embarcar nesta fantástica aventura de procurar um novo e maravilhoso modo de viver em virtude de se fracassar na primeira técnica utilizada.
                          Não deu certo a terapia do Reiki??? Ao invés de pensar que seu caso não tem jeito e apegar-se, novamente, a um mau relacionamento , a um mau emprego, continue firme no seu propósito de encontrar seu entusiasmo de viver. Tente outra técnica de rompimento de padrão de pensamento. O máximo que irá lhe acontecer é conhecer tão variadas técnicas que sempre estará disposto a compartilhar com alguém o que aprendeu.
                          Não desista se julgar um fracasso suas primeiras tentativas. E, lembre-se, que nosso autodescobrimento é como descascar uma cebola. Removemos a primeira camada mas haverá outra e mais outra que necessitam ser removidas. Um eventual fracasso só denota que ainda não se tocou no ponto certo. Não chegamos à essa vida com um mapa de nossa alma em mãos. Nós temos que descobrir os caminhos ou fazê-los.
                          Contudo, mesmo tendo aqui escrito que há várias formas de se romper padrões destrutivos de pensamentos, creio, firmemente, que tudo começa na sua capacidade de auto-aceitar-se.
                           Por vezes pensamos que nos auto-aceitamos. Mas, se sua vida não está funcionando bem , é sinal que há alguma parte sua que não foi aceita por você mesma. Pode ser aquela parte raivosa, invejosa, ressentida, frustrada, humilhada à qual você nunca deu atenção, sufocando-a. Pois bem, se há uma parte sua que não é aceita por você, ela sempre estará, lá, viva, escondida, minando sua vida. Não há partes feias em nós. Há partes que não curamos e não trouxemos à luz. Só isso. Continuar sufocando, negando, por toda uma vida, a meu ver, não é a melhor opção.
                           De qualquer forma, lembre-se, sempre , que ACEITAR não é GOSTAR. Aceitar é reconhecer que aquela sentimento existe reprimido em nós e que vamos curá-lo.
                         Portanto, minha primeira dica seria que você se sentasse, calmamente, em frente a um espelho e procurasse qual o defeito que, ao pensar, você nega com mais veemência. Raiva? Frustração? Humilhação? Inveja? Calúnia?
                       Doeu??? Comece por aquele que lhe traga incômodo e do qual tende a nem querer pensar. É o danado, escondendo-se para continuar lhe sabotando. Pois, capte-o aceite-o como parte integrante de você, dizendo , para si mesma, que , apesar de ter aquele sentimento, você se aceita profunda e totalmente. repita, repita e repita...por quantas vezes forem necessárias, por quantos dias precisar...é seu processo de aceitação...não há que se ter pressa!
                    Acabei compreendendo que afirmações positivas são bárbaras mas não são poderosas, não são tão eficazes, se, antes, não removermos os sabotadores que habitam em nós.
                     Vamos lá à faxina emocional?